Desde o início do ano estão ocorrendo todas as quartas e quintas os HTPC’s, por disciplina no Centro Paulo Freire para discutir a BNCC e suas adequações

Desde o início do ano estão ocorrendo todas as quartas e quintas os HTPC’s, por disciplina no Centro Paulo Freire para discutir a BNCC e suas adequações, para ser implementado dentro do Plano de Ensino, sobre responsabilidade dos Coordenadores Roberto Gabai e Silvia Moreto.

Os encontros são feitos de forma democrática, onde cada Educando dentro de sua disciplina realizam as adaptações necessárias de acordo com o ano/série em que lecionam. No mês de maio foi enfatizado os conteúdos do 6ºano e 7ºano. Os professores são bem participativos e comprometidos, sempre buscando a melhor forma de levar os conteúdos ao educando.



Língua Inglesa
 

Língua Portuguesa
 

Ciências
 

Matemática

Centro Paulo Freire recebeu o Programa Alimentação Saudável

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL – Na última sexta feira, 25/05, aconteceu a edição do Programa Alimentação Saudável no Centro Cultural “Paulo Freire” de Capão Bonito.

O evento foi realizado através da parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde.

O destaque foi a ótima participação de escolas do município, onde foi desenvolvido com os alunos apresentações diversificadas através de música e teatro, com a definição de colocações de 1º, 2º, 3º e 4º lugar através de análise de jurados.

Estiveram envolvidos no evento a Escola Municipal do Bairro Nova Capão Bonito, E.M. Elias Jorge Daniel, E.M Monsenhor Pedro José Vieira, E.M. Profª. Isolina Leonel Ferreira e o servidor municipal Mario Galdino coordenador do Programa Saúde na Escola.

Os secretários de Educação – Marcelo Farto Varela e saúde – Ana Fernanda Mello de Oliveira lima Cezar prestigiaram o evento e destacaram a importância de estimular a conscientização nas escolas de uma alimentação saudável.

Projeto: “ESCOLA e FAMÍLIA- CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS”

Público Alvo

  Serão atendidos 300 (trezentos) alunos de Educação Infantil da EM “Balangá”.

Base Curricular

Campos de Experiências da BNCC:   O eu, os outros e o nós Traços, sons, cores e formas

Referencial Curricular da E. Infantil:   Eixos: Identidade e Autonomia  Artes

Justificativa

A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo.   Este tema visa promover  a interação escola/família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola,   este projeto será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos. 

Devido a nova concepção familiar de nossos alunos, comemoraremos o Dia das Mães e Dia dos pais no Dia Internacional da família, decisão tomada em conjunto entre professores e pais na primeira reunião de pais do ano letivo, onde foi solicitado uma tela de pintura pequena para cada criança.

Objetivo Geral

Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura  de outras famílias, e o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando  atividade  que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes  grupos familiares.

Desenvolvimento

O projeto iniciará com uma pesquisa realizada pelas crianças onde descreverão quem é a sua família, onde vivem e como vivem. Todo este material servirá de apoio para a realização de atividades diversificadas em sala de aula. O desenrolar contará com uma apresentação artística para sua família que poderá ser um teatro ou música. E, também a pintura individual de uma tela, onde cada professora escolherá uma obra ou técnica de arte de acordo com a faixa etária da classe.

Materiais Necessários

Serão 84 unidades de Tinta para tecido 250ml (Acrilex) – (14 unidades da cor amarela, 14 unidades da cor vermelha, 14 unidades da cor azul, 14 unidades da cor branca, 14 unidades da cor preta, 14 unidades da cor verde)

Culminância

Apresentações para a Família, entrega das telas de pintura e Dia do Brincar com a Família.

Dia Internacional da Família 15 de Maio- Apresentação Maternal II

 16 de Maio- Apresentação 1ªs Etapas

17 de Maio- Apresentação 2ªs Etapas

18 de Maio- Dia do Brincar com a Família

PROJETO “ESCOLA E FAMÍLIA – CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS”

Tendo em vista a comemoração do Dia Internacional da Família, a EM “Balangá” desenvolveu o PROJETO “ESCOLA E FAMÍLIA – CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS”, e dedicou uma semana em homenagem às Famílias, que são a célula vital da sociedade.

Com o intuito principal de mostrar que a Família é o ponto de referência para a criança, onde são desenvolvidos sentimentos de amor, carinho, afeto e respeito para com o próximo, o Projeto proporcionou momentos de reflexão e valorização do convívio familiar, do ensinamento de princípios essenciais à vida em sociedade e com vistas à formação de cidadãos do bem. 

Ao longo da semana que percorreu do dia 15 a 18 de maio, os alunos da EM “Balangá” trabalharam pesquisas relacionadas a suas famílias, tendo, desta forma, a oportunidade de descrever como é sua família, quais são os integrantes, onde, com quem e como vivem. Ao mesmo tempo, foram desenvolvidas também as telas de pintura artística, em que os professores elaboraram, de forma individualizada, a pintura das telas com seus alunos, utilizando-se de técnicas de arte de acordo com a faixa etária de cada criança. E, para homenagear as famílias dos alunos, cada classe apresentou músicas e danças, as quais emocionaram as famílias presentes, e, em seguida, realizou-se a entrega das telas. 

Com a mensagem “Família: Fonte de Amor”, a EM “Balangá” acolheu as famílias, as quais puderam apreciar os trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar, fortalecendo, desta forma, a parceria família-escola, um elo de elevada importância para o pleno desenvolvimento dos alunos.    

E, para fechar a Projeto com chave de ouro, a Escola proporcionou o “Dia do Brincar com a Família”, uma vez que, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o brincar é um dos seis direitos de aprendizagem das crianças de Educação Infantil. Desta forma, na sexta-feira, dia 18 de maio, o Projeto foi concluído com êxito, com a participação das famílias, as quais prepararam e desenvolveram as brincadeiras com as crianças.   

Exposição da Base Nacional Comum Curricular

A E. M. Bairro Nova Capão Bonito, reúne os pais e responsáveis para exposição da  BNCC ( BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR) explicitando o que os estudantes irão aprender durante o ano letivo,  focando as 10 novas competências para ensinar. A reunião foi presidida pela Diretora da escola Noemi Lisboa, que destacou também a importância da presença dos pais na vida escolar dos filhos, a comunidade escolar deve estar presente nas ações desenvolvidas pela escola durante todo o ano.

ENCONTROS DE FORMAÇÃO DO PNME/2018 (PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO)

Desde o ano passado 2017 e com continuação este ano 2018 vem sendo realizado encontros com articuladores e mediadores do PNME junto às escolas inseridas no programa.   O programa tem por finalidade levar ao aluno uma maneira diversificada de obter conhecimento e o interessante da proposta é realizar um suporte de apoio nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. Os encontros estão surtindo bastante efeito dentro das expectativas, pois este ano o programa está em processo de formação dos profissionais e logo iniciarão as atividades junto à demanda na escola.

O Foco do PNME temporada 2018 é basicamente voltado para leitura voltada para crônicas, poemas e artigo de divulgação científica e experiências, peça teatral, jogos cooperativos e lógicos, modelagem e investigação matemática, variantes linguísticas, interdisciplinaridade, contando com material pedagógico on line.

Os encontros estão dando suporte aos articuladores para que tenham um material adequado a oferecer aos alunos no momento que se iniciarem os trabalhos.

 

MOMENTOS DE FORMAÇÃO

ARTICULADORES E MEDIADORES

FORMADOR DO CENTRO EDUCACIONAL RESPONSÁVEL: ROBERTO GABAI

 

ENCONTROS DE FORMAÇÃO DO PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa) 2018

Dando continuidade as formações do PNAIC/ 2018, os Professores dos 1º, 2º e 3º Anos e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal estão participando no Centro Educacional Paulo Freire das formações do Programa PNAIC. Nos encontros presenciais discutimos sobre as áreas de Língua Portuguesa/ Alfabetização e Matemática, sendo ressaltada a importância das boas práticas pedagógicas em sala de aula, onde os professores têm a oportunidade de refletir sobre a sua metodologia, como também nas trocas de experiências, nos momentos de Formação são ofertados materiais de apoio como atividades de alfabetização de Língua Portuguesa e Matemática e Sequências Didáticas, que são elaboradas pelas Coordenadoras Pedagógicas do Centro Educacional para auxiliar o trabalho do professor em sala.

A formação continuada como política nacional é entendida como componente essencial da profissionalização docente, devendo integrar-se ao cotidiano da escola, e pautar-se no respeito e na valorização dos diferentes saberes e na experiência docente. Logo, a formação se constitui no conjunto das atividades de formação desenvolvidas ao longo de toda a carreira docente, com vistas à melhoria da qualidade do ensino e ao aperfeiçoamento da prática docente, garantindo.

MOMENTOS DE FORMAÇÃO

PROFESSORES DOS 1º, 2º, 3º ANOS E COORDENADORES PEDAGÓGICO

FORMADORES DO CENTRO EDUCACIONAL RESPONSAVÉIS: ELIZANGELA /CATARINA /SILVIA

CURSO: TRAÇOS, CORES, SONS E FORMAS

O Centro Educacional Paulo Freire, sob a ministração das coordenadoras  formadoras, Catarina Moraes e Margarida Freitas estão proporcionando o curso: Traços, Cores, Sons e Formas para Professores de Educação Infantil, Coordenadores Pedagógicos e Monitores de Creche e Educação Infantil. O conteúdo está voltado para “Os Campos de Experiências” da BNCC Base Nacional Comum Curricular.

Os encontros foram estruturados em momentos de teoria, dinâmicas e atividades práticas, como de aprender a usar um instrumento musical a flauta doce, uma ferramenta a mais para enriquecer as aulas.

O objetivo dos encontros presenciais para um público de 92 profissionais é mostrar que “A criança é um ser brincante em desenvolvimento, em sensações e emoções”. Ela fica atenta a tudo o que os seus sentidos captam. E tudo entra de forma lúdica! Com os sons, as cores e as formas. Isso acontece desde muito cedo. A criança é um ser em movimento.

Conselho de Classes Participativo

  Aconteceu no dia 24 de abril, o Conselho Participativo, onde pais, alunos e professores tiveram uma conversa sobre todo o desempenho escolar dos alunos durante todo o 1º Bimestre. Os responsáveis puderam verificar os trabalhos, as atividades propostas, as avaliações e as atividades contempladas no Plano de Ensino das séries/anos.

Programa Saúde na Escola em parceria com o Posto de Saúde do Bairro Nova Capão Bonito, roda de conversa com as meninas do 4 º e 5º anos sobre saúde e higiene.

Durante o mês de março. enfermeiras do Centro de Saúde do bairro Vila Nova Capão Bonito, estiveram na escola para realizar uma roda de conversa com as meninas e tirar dúvidas relacionadas à saúde feminina abordando temas de acordo com a idade das alunas com uma linguagem clara e adequada à faixa etária de 08 a 10 anos ( alunas do 4º e 5º anos). 

A atividade foi pensada focando a prevenção de doenças e higiene pessoal.

1ª Parada Pedagógica de Monitores de creche, ADIs e ANEEs

“Uma atitude saudável é contagioso, mas não espere para contagiar-se através dos outros. Seja um portador.” (Bob Marley)

Aconteceu no dia 24DE abril de 2018 no Centro Educacional Paulo Freire, o encontro com os Monitores, ADIs e ANEEs totalizando 170 profissionais de creche, pré- escola e ciclo I,  que estiveram  juntamente com a Coordenadora e responsável Catarina Moraes, onde   refletiram, discutiram   as práticas diárias, comportamentos e atitudes do profissional que trabalha diretamente com as crianças. Puderam refletir também sobre a rotina diária da prática no ambiente em que atua de forma individual e coletiva.

Essa parada pedagógica acontece todos os bimestres, onde buscamos refletir o papel deste profissional que é o de auxiliar o professor, sendo um parceiro em dar continuidade nas atividades de estimulação, interação e socialização.

MOMENTO DE ESTUDO E REFLEXÃO

Dinâmica: Maria vai com as outras

Objetivo: Possibilitar e  mostrar para as crianças que cada um tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.

 

 

Dinâmica: O Pano Encantado

O objetivo foi levar essa prática para sala de aula, pois, entendemos que o brincar é um direito da criança, e brincando ela está se desenvolvendo no campo sociológico, pois quando brinca está em contato com outras crianças. No campo educacional, cada criança traz o seu conhecimento e ao se juntar trocam experiências, e o monitor pode estar presente para mediar essa troca.