Dói pra burro: Esta mulher põe o dedo na ferida

Lourenço Diaféria

O assunto de hoje é chinfrin.

Peço desculpas antecipadas.

Começa com uma notícia de jornal: “O secretário-geral do Ministério da Educação disse que mais da metade dos professores do ensino de primeiro grau no Brasil não tem qualificação profissional.”

Quer dizer: mais da metade dos professores do primeiro grau (antigo primário e ginásio) não tem condições de ensinar.

Claro que a gravidade do problema não é uniforme em todo o país, variando de região para região. Mas é uma afirmação assustadora.

Agora vem a segunda parte: a carta recebida de uma professora e diretora de colégio estadual, localizado no interior paulista.

A carta é um desabafo. Vou transcrever trechos:

“Você certamente ouviu falar do Concurso de Ingresso ao Magistério de 1.o grau, recentemente aberto pela Secretaria da Educação de São Paulo. Pois bem, qualquer concurso que se promova, em qualquer Secretaria do Estado, de imediato, dia seguinte, aparecem os famigerados, fajutos cursinhos preparatórios para as provas. Se as arapucas conseguem sobreviver é porque existem otários que caem nelas. Até aí, vá lá. Mas eu, com quinze anos de magistério, diretora efetiva de um colégio estadual, assistindo e orientando professores há tanto tempo, permito-me opinar que não considero o professor um otário. No entanto, abra os jornais e verá que já estão aparecendo os cursinhos preparatórios para o Concurso de Ingresso ao Magistério de 1.o grau.

“Isso para mim é um absurdo, e vou explicar porque.

“Um dos professores de minha escola procurou informar-se: o curso custa 700 cruzeiros por mês – cerca de 3 meses são 2.100 cruzeiros. Se o candidato não for aprovado, fica por isso mesmo; mas, se for aprovdo, paga mais 2.500 cruzeiros.

“Então minha denúncia é a seguinte: – eu considero que isso não é só um assalto a mão armada: é principalmente um insulto à dignidade do magistério, uma afronta à Educação. A simples divulgação desses cursinhos pela imprensa já é uma imoralidade. Os professores concursantes são profissionais graduados por faculdades (não entremos aqui no mérito delas), oficiais ou isoladas, autorizadas a graduar seus alunos, através de decretos governamentais. O edital do concurso previu as disciplinas, os temas e a bibliografia.

“De que mais precisa um professor?

“O resto é pouca vergonha. O resto é admitir implicitamente que os professores não têm gabarito para estudar sozinhos, ou que as faculdades não dão condições mínimas aos universitários para ser aprovados em concursos.

“Ou, ainda pior, que os professores não têm preparo profissional para ensinar, já que nem saem pesquisar sozinhos – mas são professores que todos os nossos filhos, o que abre um rombo na filosofia da Educação.

“Sou contra arapucas, em geral, mas essa, repito, é o fim do mundo. E somos todos coniventes, porque todos somos omissos.”

Ponto final.

Só um lembrete? Enquanto houver professores com a consciência e a coragem dessa mulher, existirá esperança de que as coisas mudem.

E nem todos estamos conformados em ser omissos e coniventes.

Editorial Aqui, Capão Bonito

EDITORIAL

A morte inesperada da Professora Dulce Guimarães golpeou profundamente todos nós. Esse atrevimento indomável do destino retira-nos a ação e nos faz recordar que a vida terrena é apenas um sopro de luz perante a ordem mágica universo infinito. E Dulce Guimarães foi uma daquelas criaturas que tem luz própria; nasceu para conduzir; viveu fazendo história… e não apenas passando por ela.

Não por acaso, abraçou com determinação apaixonada o duro desafio de ser professora neste País. A força de sua índole fazia pulsar as paredes do querido Raul Venturelli, onde seu dinamismo e talento frequentaram desde 1971. Ao longo desses anos, contribuíram pra que centenas de jovens se formasse e se informassem para a vida, para a luta do dia-a-dia. Dulce Guimarães sempre levou muito a sério tudo que fazia. Dirigindo com rara competência o maior complexo educacional de Capão Bonito, em diversas oportunidades abriu as portas do seu querido CERV para seminários, palestras e encontros promovidos pela nossa administração. Dulce Guimarães tinha o dom da participação seletiva, porque as decisões que tomavam baseavam-se no rigor e no ideário de justiça. Sua franqueza – que às vezes assustava os mais tímidos – fazia quebrar o gelo dos obstáculos e inaugurava, sempre com sucesso, uma nova solução. Por estas e outras razões igualmente dignificantes, estou plenamente convencido de que Dulce Guimarães não foi embora: ela apenas mudou de arena. Agora, não como um fugaz sopro de luz, mas como uma estrela de Primeira Grandeza no firmamento de nossa História. Dulce Guimarães foi embora para ficar, eternamente, entre nós.

HÉLIO DE SOUZA

Dulce Guimarães foi embora, para ficar, eternamente, entre nós

Estas palavras do prefeito Hélio de Souza, encerrando o Editorial desta Edição do “Aqui, Capão Bonito”, revelam a importância da Professora Dulce Guimarães para a história capão-bonitense. No vazio que ela deixou, ficou uma saudade funda nos corações daqueles que a conheceram. Seu trabalho como professora e diretora de escola; suas atividades jornalísticas; a letrista de música e a poetisa; a mãe, a avó, a amiga leal – um pouco de tudo isso habita cada um de nós.

No ultimo dia 30/07/88, a morte implacável chegou sem avisar e levou a Professora Dulce Guimarães. A família, os amigos, os colegas de trabalho, os alunos – todos ficaram atônitos diante do fato tão inesperado. A Professora Heloísa C. Arrunátegui – uma das amigas mais íntimas da Professora Dulce – ficou completamente arrasada. Heloísa tinha na amiga uma grande incentivadora em diversas empreitadas – inclusive no lançamento de sua candidatura à sucessão do prefeito Hélio de Souza. A perda da companheira, no entender da Professora Heloísa, torna a luta mais difícil – é verdade. Mas, ao mesmo tempo, enfrentar as próximas eleições com todo empenho é uma forma de homenagear a Professora Dulce, que sonhava ver os destinos de Capão Bonito dirigidos por uma Educadora.

Todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com a Educadora e Administradora Escolar Dulce Guimarães são unanimes em caracterizá-la como uma pessoa forte, destemida e absolutamente certa de suas convicções. Conseguia conciliar a austeridade nas relações de trabalho com o lirismo da poesia, quando se entregava à reflexão sobre esta vida tão passageira. Seus pronunciamentos e suas tomadas de posição sempre mereceram o respeito daqueles que dela se acercavam. Ela não era dada a vulgaridades e muito menos se contentava com a periferia dos problemas: queria sempre chegar ao ponto mais fundo, mais medular, mais essencial de cada questão.

Por ocasião da formatura de uma novo turma do curso de Magistério do Raul Venturelli, no final do ano passado, Dulce Guimarães fez uma análise vertical mas didática sobre a responsabilidade do Educador. Disse ela, em certo momento de seu discurso: “No elenco das profissões, a de professor é a mais importante e a de maior responsabilidade. Isto porque, das personalidades que ela molda, só presta contas à própria consciência e a Deus”.

Uma pessoa com esse nível de discernimento, somado à prática irrepreensível, não morre: redimensiona-se em novas sementes que vão, necessariamente, fazer a história avançar.

Cronologia

Cronologia

1934 – No dia 10 de outubro nasce Dulce Vieira Guimarães, na cidade de Sorocaba.

1941 – Inicia os estudos primários no Colégio de Santa Inês, na cidade de São Paulo.

1945 – Nasce sua única irmã, Dulcina Vieira Guimarães.

194* – Inicia os estudos de normalista no Instituto de Educação Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, na cidade de Sorocaba.

1955 – Matricula-se no curso de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras – Fundação Scarpa.

1956-57 – É contratada como professora substituta na Prefeitura Municipal de Sorocaba.

1959 – Conclui o curo de Filosofia. Dulce Guimarães foi oradora de sua turma.

1960 – Professora secundária de aulas excedentes no Colégio Estadual de Pilar do Sul.

1961-63 – Professora secundária de aulas excedentes no Instituto Educacional de Conchas.

1962 – Casa-se com Clóvis Lacerda de Carvalho e em 19 novembro do mesmo ano nasce o primeiro filho do casal, Clovis Alberto Guimarães Carvalho.

1964 – Professora secundária no Colégio Estadual Ministro Costa Manso, na cidade de  São Paulo.

1965 – No dia 15 de maio nasce o segundo filho do casal, Oswaldo Guimarães Carvalho.

1966 – Professora no colégio  Estadual Presidente Roosvelt, na cidade de São Paulo. Muda-se para Capão Bonito e passa a lecionar Educação Moral e Cívica, Estudos Sociais, História e Língua Portuguesa na Escola Normal Municipal “Leonor Mendes de Barros” e no Colégio Estadual Raul Venturelli.

1971 – Nomeada por concurso para o cargo de diretora do Colégio Estadual Raul Venturelli.

Ganhadora do II FIMA com a canção “Morena Flor” musicado por Azis Elias Daniel e interpretada pelo Prof. Antônio Contiéri.

1975 – No dia 11 de agosto nasce a terceira filha do casal, Ana Karina Guimarães Carvalho.

1977 – No dia 07 de janeiro Clovis Lacerda de Carvalho.

1985 – Representa Capão Bonito na “Antologia Poética de Cidades Brasileira”, organizada por Ricardo Afonso Vaz e Juraci Braz das Chagas, com o poema “Canto” e na Antologia “Momento Literário XI”, com os contos “Penélope”, “Zefa Louca” e “Floriza”, os dois pela Shogun Arte Editora, do Rio de Janeiro.

1988 – No dia 30 de julho morre Dulce Guimarães. Seu velório foi realizado nas dependências do Colégio Raul Venturelli e está sepultada, ao lado do marido, no Cemitério São Judas Tadeu.

1998 – Homenagem da Família CERV (Colégio Estadual Raul Venturelli) “10 Anos sem Dulce Guimarães”.

199* – Homenagem do Abadá Capoeira a vida de Dulce Guimarães

2009 – Publicação de “… daqui d´aldeia – Crônica capão-bonitense”, organizada por Juraci Braz das Chagas e Rogério Machado, com 6 crônicas e um poema de Dulce Guimarães: “O Velho Inspetor”, “Penélope”, “Cartão de Natal”, “A libélula azul”, “O defunto e o bêbado e amigo do defunto”, “Apologia do Egoísmo” e “Testamento aberto de um poeta vivo”.

O Jornal Freguesia Velha publicou o conto “Cartão de Natal”.

2018 – 30 anos da morte de Dulce Guimarães. Primeira iniciativa de Resgate da Vida e Obra de Dulce Guimarães.

FORMAÇÃO DO PROGRAMA CAMINHOS PARA A CIDADANIA/2018

A Secretaria de Municipal de Educação, através do Centro Educacional Paulo Freire realizou no dia 23 de agosto, a segunda formação para os professores dos 4º e 5º anos do Sistema Municipal de Ensino, promovida pelo Programa Caminhos para a Cidadania/ CCR. A Formação foi ministrado pelo Professor Marcelo Santos do Instituto Crescer, coordenados pela Diretora Ana Lolico e a Formadora Elizangela,com foco em segurança no trânsito, mobilidade urbana e cidadania

Nesta segunda fase dos Encontros Temáticos, os professores utilizaram o aplicativo Stop Motion (iPhone e Android) para vídeo-encenação,onde todos tiveram acesso ao aplicativo,podendo assim construir e tematizar um vídeo sobre a Educação no Trânsito.

Aproximadamente mil e quinhentos alunos, dos 4º e 5º anos serão beneficiados, com ações socioeducacionais e material didático próprio. Para complementar as ações desenvolvidas em sala de aula, o programa disponibiliza atividades culturais, como peças de teatro e exibição de filmes, valorizando vidas e formando jovens cidadãos.

   O Programa Caminhos para a Cidadania oferece uma abordagem didático-pedagógica contribuindo para com a construção de uma sociedade mais consciente, possibilitando que as atividades de Educação no Trânsito sejam consolidadas em sala de aula.

Secretaria promoveu o Dia Nacional da Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da direção e coordenação do Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”, promoveu nesta quinta-feira, dia 23, o 2º Encontro em comemoração ao “Dia Nacional da Educação Infantil”, no Centro de Convenções “Joel Humberto Landim Stori”.

O Encontro, que teve como tema “Educação Infantil como Cultura da Infância constituída por sujeitos humanizados e humanizadores”, foi especialmente organizado aos gestores e professores da rede municipal da Educação Infantil de Capão Bonito e Ribeirão Grande.

O evento contou com a apresentação dos alunos do Projeto de viola cancioneiros do Centro “Paulo Freire”, sob-regência do instrutor de musicalização Adriano e a coordenadora Margarida Freitas.

Um dos momentos mais importantes do Encontro foi a palestra ministrada pelo pedagogo e secretário de Educação de Itapeva, Andrei Müzell, que falou sobre suas experiências no setor de Educação, além de ressaltar a importância da escola e dos professores para a evolução das crianças.

O secretário de Educação de Capão Bonito Marcelo Varela destacou a relevância do evento, da palestra e da responsabilidade dos professores e gestores da Educação. “Primeiramente quero agradecer pela promoção deste evento, o Andrei é um grande profissional e passou importantes questões a todos nós. Como parte da gestão de Educação, somos responsáveis em darmos bons exemplos às nossas crianças e jovens, por isso valorizamos a Educação de Capão Bonito, que é uma das melhores da nossa região e os grandes protagonistas são os professores. Contem sempre com nosso apoio”, concluiu.

Palestrante – Andrei Müzell

Formado em Pedagogia (Unesp), com extensão universitária em linguística (Unicamp), curso técnico em Artes Cênicas pelo Conservatório de Tatuí, curso técnico em dança, especialista em Educação Infantil (UCAM), especialista em dança-educação (FIB), Mestre em Comunicação e Cultura (Uniso), doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de La Plata – Argentina.

Ministra cursos e palestras na área de Educação (Pedagogia) e Cultura (Dança e Teatro), foi formador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Unesp), atuou como Coordenador Geral de Educação Infantil conduzindo trabalhos de Gestão e Políticas Públicas na Secretaria Municipal de Educação de Itapeva, e junto aos Fóruns Regional e Paulista de Educação Infantil.

Dirigiu a Seven Companhia de Dança Contemporânea. Foi diretor do Ponto de Cultura Jovem, onde produziu e dirigiu teatros musicais. Atuou como professor universitário nos cursos de Pedagogia e Educação Física na Fait.

Tem publicação de artigos como pesquisador da infância, educação e dança-educação. Foi coordenador pedagógico regional na Editora Positivo, junto ao Sistema Aprende Brasil. Presta assessorias, cursos e palestras em dimensões de políticas públicas, pedagógicas e artística (dança e teatro). Atualmente é secretário de Educação em Itapeva.

Centro Educacional promove Formação Continuada a luz da BNCC

O Centro Educacional Paulo Freire promoveu nos dias 22 e 23 de agosto oficinas para os professores do Ensino Fundamental, as mesmas foram ministradas pela Empresa SALLUZ.

Os professores foram divididos entre as áreas de Humanas, Exatas e Linguagem, os temas abordados foram: Contextualização pelo binômio tempo x espaço, BNCC e o Letramento Matemático e Científico e BNCC: Professor leitor e habilidade do trabalho interdisciplinar.

“Educação de qualidade só se faz com profissionais comprometidos e qualificados”.

Tutorial para o uso da Lousa Digital

Novas ferramentas tecnológicas tem potencial para desenvolver a equidade e qualidade na educação, além de aproximar a escola do universo do aluno, por isso estamos investindo na formação de nossos professores para o uso das ferramentas educacionais tecnológicas.

Nos dias 22/08/2018 e 23/08/2018 na E.M. Balangá e E.M. Jacyra Landim Stori respectivamente, foram realizadas pelo professor Sidnei R. Ribeiro Nicoletti (Coordenador pedagógico | TI do Centro Educacional, Cultural e Esportivo Paulo Freire) duas novas formações para o uso da Lousa Digital, um equipamento moderno que ajudará os professores a dinamizar as suas aulas.

Essas formações vêm ocorrendo nos HTPCs e tem por objetivo capacitar os educadores para o uso do equipamento, isso se faz importante, pois o mundo mudou, e os alunos do século XXI estão cada vez mais conectados, tradição e inovação devem conviver em harmonia e assim colheremos bons frutos, os professores e gestores das escolas estão bastante satisfeitos e otimistas no uso do novo equipamento, o que segundo eles deixarão as aulas bem mais divertidas e contextualizadas com as expectativas dos alunos.

PROJETO ESCOLA AMIGA DO ADOLESCENTE UM OLHAR PARA O FUTURO

Nos dias 09 e 10 de agosto o Centro Educacional sobre a Direção de Ana Lucia Lolico e coordenação dos professores Silvia Moreto e Roberto Gabai realizaram mais uma ação do Projeto “Escola amiga do Adolescente” na E. M. Profª Maria da Conceição Lucas Mieldazis.

Nessa etapa do Projeto os adolescentes assistiram à Palestra: “Sonhos… Desistir não é uma opção”, ministrada pelo Secretario de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marcelo Farto Varela.

Foi um momento de muita interação e troca de experiência.

2ª Parada Pedagógica dos Monitores da Rede Municipal de Educação

146 Monitores da Rede Municipal participaram da 2 a Parada Pedagógica, realizada no dia 06 de julho de 2018.

O objetivo da Parada Pedagógica foi refletir sobre a Ética, Perfil, Identidade Profissional e Relações Afetivas do profissional que atua nesta área. O encontro foi ministrado pela Coordenadora – formadora do Centro Educacional responsável pela creche e Educação Infantil Catarina Moraes e a D. D. de Divisão de Educação Infantil, Mariane Oliveira. Contamos também com a presença do Secretário Municipal da Educação Marcelo Farto Varela, que com sua simpatia abordou o tema sobre relacionamento humano entre as pessoas, tanto no lado profissional como familiar e na formação do cidadão.

Os monitores tiveram momentos de refleeão e entretenimento, onde puderam perceber a dimensão da creche e educação infantil e sua identidade, na representação dos sujeitos envolvidos nela.

A diretora do Centro educacional ressalta a importância da Parada Pedagógica bimestralmente, pois contribui na formação ética e profissional dos monitores.

 

 

4 ª CONVOCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA ASSISTENTE DE ALFABETIZAÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO

MARCO ANTONIO CITADINI, Prefeito do Município de Capão Bonito, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, torna pública a CONVOCAÇÃO dos candidatos aprovados no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE ASSISTENTE DE ALFABETIZAÇÃO” e que compõem o “BANCO DE ASSISTENTES DO PMALFA”, para opção de lotação nas Unidades Escolares, diante das desistências ocorridas, conforme segue:

DATA: 15/06/2018

HORÁRIO: 8:30

LOCAL: Secretaria Municipal de Educação,Cultura, Esporte e Turismo.

ENDEREÇO: Rua Bernardino de Campos, 477, Centro – Capão Bonito/SP

Capão Bonito, 13 De junho de 2018.

MARCO ANTONIO CITADINI

Prefeito

HTPC: TUTORIAL PARA USO DA LOUSA DIGITAL

No dia 07/08/2018 ocorreu na E.M. Maria da Conceição Lucas Mieldazis o HTPC para capacitação dos professores no uso da Lousa Digital. Essa é mais uma das ações lideradas pelo Coordenador de Tecnologia Educacional do Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”, Sidnei Rafael Ribeiro Nicoletti, responsável por apoiar os Educadores da Rede no uso das Tecnologias Educacionais.

Este momento também contou com a participação da equipe gestora da escola e de seus educadores e a presença da Diretora do Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire”, Ana Lúcia Lolico do Belém Mendes, que destacou a importância da formação continuada nos HTPC´s.

Os professores demonstraram empolgação e interesse, além disso a Diretora da Escola Tania Maria Muller Cacciacarro destacou as ações que já estão em andamento, como a implantação de um laboratório multifuncional com equipamentos para pesquisa, desenvolvimento de experiências e aulas interdisciplinares.

 

Projeto Bilhetes do Bem

Segue abaixo o relato da professora sobre o projeto.

Professora Janice, “Desenvolvi o projeto Bilhetes da seguinte maneira: como havíamos trabalhado a bastante tempo a escrita e produção de bilhetes em sala de aula resolvi aprofundar o assunto, senti a necessidade de desenvolver algo que realmente tivesse proveito e não fosse ensinado apenas por ensinar.

Foi então que procurei uma forma que se encaixasse ao meu propósito. Como já sofri com a doença do câncer, encontrei no projeto uma maneira de ajudar as pessoas que sofrem dessa doença, por isso investi na ideia de fazer com que as produções desses bilhetes tivessem a função de levar alento a quem os recebesse.

Conversei com os alunos e mandei um coração para casa com uma frase inicial: “Querida pessoa que está recebendo esta mensagem…”, o resultado não poderia ter sido melhor. As mensagens foram escritas com a ajuda dos pais que também se engajaram no projeto, e foi surpreendente. Confesso que me emocionei ao ler cada deles.

Em seguida minha cunhada que faz tratamento no hospital Amaral Carvalho em Jaú levou os bilhetes, entregou-os aos pacientes e explicou-lhes que o projeto foi desenvolvido por crianças, ela fotografou-os para mais tarde mostrarmos as crianças.

Finalizei o projeto apresentando o vídeo para os pais na reunião e todos amaram, tenho muito orgulho desse projeto”.

CURSO: O USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA ESCOLA

No dia 22/05/218 ocorreu a abertura do curso: O uso da Tecnologia Educacional na Escola, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Educação, diretores, vice-diretores e coordenadores de escola e a equipe de apoio do Centro Educacional, Cultural, Esportivo “Paulo Freire”.

A abertura foi feita pelo Secretário Municipal de Educação Marcelo Farto Varela, que reforçou a importância do compromisso com o Ensino para o aluno do Século XXI. Em seguida foi a vez da Diretora do Centro Educacional, Cultural e Esportivo “Paulo Freire” que deu as boas-vindas aos presentes, destacou as ações que estão em andamento e as que serão implantadas ou intensificadas. O Diretor de Planejamento Professor Eduardo também participou orientado os gestores sobre assuntos referentes a rotina da administração escolar.

O curso foi ministrado pelo Coordenador de tecnologia Educacional, Professor Sidnei Rafael Ribeiro Nicoletti, que apresentou a Lousa Interativa Digital e fez um tutorial sobre o seu uso, abordou também a importância de utilizar os recursos Tecnológicos Educacionais na produção de conhecimento e sua evolução no processo de ensino.

Esse primeiro momento foi finalizado com uma tarefa aos participantes onde eles terão que usar o QR Code, assim já poderão praticar algumas das competências abordadas no curso.

Por fim, destacamos a motivação dos gestores presentes, pois isso é muito importante nesse novo desafio que a rede assume com o objetivo de adequar nossas Diretrizes Educacionais com Base Nacional Comum Curricular (BNCC).