Escola Municipal Anair da Aparecida Miguel Bestel

INFORMAÇÕES

Diretor: Silmara Motta Cardoso
Endereço: Av. Elias Jorge Daniel no. 269
Bairro: Vila Aparecida
CEP: 18303000
Telefone: 15) 3542-1690
E-mail: anairbestel@hotmail.com
NOTÍCIAS
HISTÓRICO

ANAIR DA APARECIDA MIGUEL BESTEL, filha do Sr. Orides Sebastião Miguel e de Dona Carlota Brum Miguel, nasceu aos 26 de Dezembro de 1957, no município de Cerro Azul Paraná.

Sendo de origem simples, 3ª filha numa família de sete irmãos, desde menina começou sua luta, ajudando seus pais com o trabalho na lavoura e cuidando dos irmãos menores. Ainda jovem, com apenas 17 anos, casou-se com o Sr. Pedro Bestel, operário de uma pedreira no município de Cerro Azul.

Após três anos de casamento, seu marido veio a falecer, soterrado em acidente de trabalho, deixando-a viúva com uma filha de 02 anos e grávida de três meses.

Nesse mesmo ano Anair veio para Capão Bonito e se instalou na casa de uma de suas irmãs, que aqui residia para dar a luz sua 2ª filha.

Após o nascimento da criança, Anair decidiu fixar residência em Capão Bonito, pois havia gostado muito da cidade.

Com muita coragem, comprou um terreno e construiu uma pequena casa na Vila Aparecida, onde morava com suas filhas e sobrevivia com a renda do seu finado marido.

Por ser uma pessoa calma, alegre e compreensiva, Anair era muito procurada pelos amigos e sempre estava pronta para ajudar as pessoas que dela se aproximavam.

Foi mãe muito dedicada, preocupava-se com a educação e o futuro das filhas, por este motivo, jamais quis se casar novamente.

Participava de diversos grupos sociais e prestava serviços à comunidade como voluntária.

No grupo de setores da Igreja trabalhou como professora de catequese, na “Sociedade Amigos da Vila Aparecida” participou na organização de movimentos e lutas por melhores condições de vida.

Muito dinâmica Anair participava também de cursos profissionalizantes promovidos pela SAVA e esteve presente desde a 1ª reunião dos amigos da Vila Aparecida, na ocasião em que foi reinvidicada a Creche.

Em 1985, quando suas filhas já freqüentavam a escola, a mais velha com 09 anos e a outra com 07 anos, Anair decidiu trabalhar fora para aumentar o seu orçamento. Foi em busca de emprego e conseguiu uma vaga de servente numa firma.

Trabalhou apenas duas semanas, pois no dia 19 de novembro de 1985, quando saiu do trabalho para ir almoçar, foi atropelada por um veículo na Rodovia Francisco Alves Negrão – SP 258, ao atravessar a pista.

Passando muito mal, foi levada ao hospital em Capão Bonito e rapidamente transferida para Itapetininga, onde veio a falecer no mesmo dia.

Seu corpo foi translado para Capão Bonito e sepultado no Cemitério São João Batista.

Por ser Anair uma pessoa dinâmica e que marcou com sua presença a história da Vila Aparecida, seu nome foi indicado para denominar a Creche da Vila Aparecida.

Projetos Educacionais