PROJETO “ESCOLA E FAMÍLIA – CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS”

Notícia publicada em 25 de maio de 2018

Tendo em vista a comemoração do Dia Internacional da Família, a EM “Balangá” desenvolveu o PROJETO “ESCOLA E FAMÍLIA – CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS”, e dedicou uma semana em homenagem às Famílias, que são a célula vital da sociedade.

Com o intuito principal de mostrar que a Família é o ponto de referência para a criança, onde são desenvolvidos sentimentos de amor, carinho, afeto e respeito para com o próximo, o Projeto proporcionou momentos de reflexão e valorização do convívio familiar, do ensinamento de princípios essenciais à vida em sociedade e com vistas à formação de cidadãos do bem. 

Ao longo da semana que percorreu do dia 15 a 18 de maio, os alunos da EM “Balangá” trabalharam pesquisas relacionadas a suas famílias, tendo, desta forma, a oportunidade de descrever como é sua família, quais são os integrantes, onde, com quem e como vivem. Ao mesmo tempo, foram desenvolvidas também as telas de pintura artística, em que os professores elaboraram, de forma individualizada, a pintura das telas com seus alunos, utilizando-se de técnicas de arte de acordo com a faixa etária de cada criança. E, para homenagear as famílias dos alunos, cada classe apresentou músicas e danças, as quais emocionaram as famílias presentes, e, em seguida, realizou-se a entrega das telas. 

Com a mensagem “Família: Fonte de Amor”, a EM “Balangá” acolheu as famílias, as quais puderam apreciar os trabalhos desenvolvidos no ambiente escolar, fortalecendo, desta forma, a parceria família-escola, um elo de elevada importância para o pleno desenvolvimento dos alunos.    

E, para fechar a Projeto com chave de ouro, a Escola proporcionou o “Dia do Brincar com a Família”, uma vez que, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o brincar é um dos seis direitos de aprendizagem das crianças de Educação Infantil. Desta forma, na sexta-feira, dia 18 de maio, o Projeto foi concluído com êxito, com a participação das famílias, as quais prepararam e desenvolveram as brincadeiras com as crianças.   

3111