Escola Balangá realiza Mostra Pedagógica

Notícia publicada em 1 de novembro de 2018

A Escola Municipal Balangá realizou entre a última terça-feira, dia 30, e esta quinta-feira, dia 01, a Mostra Pedagógica dos Projetos, sob o tema “Criança e Poesia: Um Mundo de Magia”. A Mostra contou com exposição dos trabalhos pedagógicos desenvolvidos durante o ano letivo e com belíssimas apresentações de músicas infantis e poesias de autores consagrados como Vinicius de Moraes, Cecília Meireles, Elias José, Manuel Bandeira, entre outros.

De acordo com a direção da escola, os projetos a ser desenvolvidos começaram no início do ano, quando cada professor escolheu uma poesia e/ou música para realizarem com seus alunos ao longo do ano. “A partir dessa escolha, uma das metodologias utilizadas é a mala de leitura, em que cada dia um aluno levava um livrinho de história ou poesia e, em casa, um dos familiares lia para a criança, fazendo o registro da atividade em um caderno”, explicou a diretora Ana Paula Ferraz Kuhn.

Ainda segundo a diretora, após ouvir a história, o educando fazia desenhos de como compreendeu a história e no dia seguinte, em uma roda de conversa em sala de aula, apresentava aos colegas de classe tudo o que ouviu. “Desta forma, a criança desenvolve suas habilidades para ouvir e recontar a história a partir de sua compreensão”, destacou.

Os professores trabalharam as seguintes poesias/músicas com os alunos: A Porta (Profª Rosângela), Trem de Ferro (Profª Soeli), Música Pedala Pedalinho/ Apresentação da Bandinha Rítmica (Prof. Adriano – Projeto de Musicalização), A Casa e o Seu Dono (Profª Neide), O Elefantinho/ Linda Rosa (Profª Ana Maria), Leilão de Jardim (Profª Cleide), O Rato (Profª Geni Gomes), O Gato/ Flor de Reggae (Profª Tereza), Cirandas da Lagarta-Borboleta (Profª Camila), A Bola (Profª Raquel Nardini), Galinha d’Angola (Profª Giovana), A Formiguinha (Profª Patrícia), São Francisco/ Doce Sentir (Profª Geni Aparecida), As Abelhas (Profª Lucimara), A Casa (Profª Nívea).

Durante os dias das apresentações, a escola foi marcada pela presença de pais, alunos e comunidades que participaram e prestigiaram o evento. “Foi um momento muito importante na vida das crianças: apresentar e cantar para a as suas famílias. A Mostra Pedagógica é uma valiosa oportunidade de integrar as famílias à escola e, desta forma, melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos, uma vez que, na Educação Infantil, a leitura leva a criança a sonhar, criar, inventar, construir pontes para superar cada obstáculo enfrentado, desafiar a si próprio em busca de seus ideais”, ressaltou a direção da escola.

Escola Balangá

Diretora: Ana Paula Ferraz Kuhn

Coordenadora pedagógica: Andréia Oliveira

Secretário: Lindomar Carvalho