Projeto: “ESCOLA e FAMÍLIA- CONSTRUINDO NOVOS CAMINHOS”

Notícia publicada em 25 de maio de 2018

Serão atendidos 300 (trezentos) alunos de Educação Infantil da EM “Balangá”.

Base Curricular

Campos de Experiências da BNCC:   O eu, os outros e o nós Traços, sons, cores e formas

Referencial Curricular da E. Infantil:   Eixos: Identidade e Autonomia  Artes

Justificativa

A família é o primeiro ponto de referência para a criança, assim também a sua casa. A escola entra na vida dela ampliando sua noção de espaço e seu sentimento de integração ao mundo.   Este tema visa promover  a interação escola/família, a fim de estimular o desenvolvimento de sentimentos como carinho, amor e respeito ao próximo tanto em casa, como na escola,   este projeto será desenvolvido a fim de tentar identificar e superar os desafios, trabalhando na criança a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e escolar, buscando na interação entre ambas as partes, uma formação das crianças como seres cidadãos.

Devido a nova concepção familiar de nossos alunos, comemoraremos o Dia das Mães e Dia dos pais no Dia Internacional da família, decisão tomada em conjunto entre professores e pais na primeira reunião de pais do ano letivo, onde foi solicitado uma tela de pintura pequena para cada criança.

Objetivo Geral

Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura  de outras famílias, e o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam, oportunizando  atividade  que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes  grupos familiares.

Desenvolvimento

O projeto iniciará com uma pesquisa realizada pelas crianças onde descreverão quem é a sua família, onde vivem e como vivem. Todo este material servirá de apoio para a realização de atividades diversificadas em sala de aula. O desenrolar contará com uma apresentação artística para sua família que poderá ser um teatro ou música. E, também a pintura individual de uma tela, onde cada professora escolherá uma obra ou técnica de arte de acordo com a faixa etária da classe.

Materiais Necessários

Serão 84 unidades de Tinta para tecido 250ml (Acrilex) – (14 unidades da cor amarela, 14 unidades da cor vermelha, 14 unidades da cor azul, 14 unidades da cor branca, 14 unidades da cor preta, 14 unidades da cor verde)

Culminância

Apresentações para a Família, entrega das telas de pintura e Dia do Brincar com a Família.

Dia Internacional da Família 15 de Maio- Apresentação Maternal II

16 de Maio- Apresentação 1ªs Etapas