Capão Bonito é a primeira cidade da região a firmar parceria com a plataforma educacional Khan Academy

Plataforma ajudará alunos de escolas de Capão Bonito a aprender matemática. A parceria nesse primeiro momento contemplará cinco escolas

Notícia publicada em 26 de fevereiro de 2019

PLATAFORMA DE ENSINO – A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Capão Bonito assinou nesta semana o acordo de parceria com a Khan Academy, referente ao projeto Khan Academy 2019.

Através da parceria, escolas municipais do município poderão acessar uma plataforma de ensino que ajuda os alunos a aprenderem matemática de uma forma diferente.

A plataforma aborda também ciência, programação de computadores, história, história da arte, economia e muito mais.

As missões de matemática guiam os estudantes do jardim de infância até o cálculo, usando tecnologias adaptativas de ponta que identificam os pontos fortes e lacunas no aprendizado.

Também tem parcerias com instituições como a NASA, o Museu de Arte Moderna, a Academia de Ciências da Califórnia e o MIT para oferecer conteúdo especializado, no Brasil o projeto está alinhado a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o que dá mais qualidade ainda a plataforma e facilita muito o trabalho dos professores.

A parceria nesse primeiro momento contemplará cinco escolas, sendo elas EM Professora Maria da Conceição Lucas Mieldazis, EM Oscar Kurtz Camargo, EM Faustino Cesarino Barreto, EM Akiko Ikeda e EM Jacyra Landim Stori, em breve serão contempladas outras unidades escolares.

Para que o projeto pudesse ser concretizado, num primeiro momento foi avaliado a infraestrutura tecnológica das escolas, como condições dos laboratórios de informática e teste de velocidade da internet, após aprovado, nessa fase foram feitos os cadastros dos docentes participantes e a assinatura do acordo pelo secretário municipal de Educação Wagner Antonio dos Santos. Agora os professores receberão treinamento para uso dos recursos e serão feitos os cadastros dos alunos.

“A educação do século XXI nos coloca em frente aos grandes desafios do mundo moderno e não podemos mais ficar aquém das tecnologias em sala de aula, por isso essa parceria vem em boa hora, uma grande oportunidade para dar mais um passo na inovação da nossa rede municipal de ensino, que já conta com lousa digital nas escolas. Professores e alunos só tem a ganharem com tudo isso, pois as aulas ficam mais dinâmicas e o aprendizado divertido, além de desenvolver habilidades que são fundamentais para o mercado de trabalho do presente e do futuro. Com essa ação visamos também continuar melhorando ainda mais nosso IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que já é o maior da região, pois o nosso foco com a parceria será o ensino da matemática.Com a metodologia desenvolvida pela ONG Educacional Khan Academy, os alunos assistem videoaulas e praticam o conteúdo realizando exercícios. Tudo isso motivado pela conquista de pontos e medalhas dentro do site. Assim, os professores têm observado bons resultados com os estudantes, permitindo uma maior facilidade no aprendizado e no acompanhamento”, destacou o professor Sidney Nicoletti, orientador na área de informática da Secretaria de Educação.

“O conceito é de uma plataforma adaptativa, personalizada para cada usuário, conseguindo acompanhar os limites e as facilidades que cada um encontra nos exercícios. Como é uma ferramenta atrativa, o aluno procura completar as tarefas e avançar, gerando uma dedicação muito maior nos estudos. Além disso, eles conseguem escolher o caminho mais adequado para o aprendizado”, frisou o secretário de Educação – Wagner Santos ao assinar o acordo de parceria na noite de segunda-feira, 25/02.

Sobre a Khan Academy – A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com a missão de fornecer educação gratuita para qualquer pessoa e em qualquer lugar. A plataforma conta com atividades interativas, exercícios, vídeos e artigos sobre diversos assuntos acadêmicos desde a educação básica até o ensino superior, auxiliando os professores no reforço do que os alunos aprendem em sala de aula.

Criada pelo americano Sal Khan em 2005, começou a operar no Brasil em 2013 por meio de uma parceria com a Fundação Lemann, e hoje soma mais de 63 milhões de usuários no mundo, sendo 2,8 milhões apenas em território nacional.

No Brasil, conta com acordos com Secretarias de Educação e empresas que ajudam na formação de professores e expansão da plataforma em escolas de educação básica de todo o país.

A partir de 2019, a Khan disponibilizará conteúdos de ciências e matemática alinhados à Base Nacional Comum Curricular de ensino fundamental. Para mais informações, visitehttp://pt.khanacademy.org/ ou o Facebook.

665