Reunião técnica pedagógica e curso – Coordenadores pedagógicos: Articuladores e integradores de saberes
Notícia publicada em 10 de julho de 2017
É preciso profissionalizar cada vez mais o papel deste importante ator nos processos educacionais para que ele atue efetivamente, mobilizando o grupo para a melhoria das práticas pedagógicas na escola. O que acontece em muitos casos é que o coordenador não consegue organizar sua rotina de modo a focar nas ações pedagógicas e prioritárias. Foi nesse pensar que o Centro Educacional Paulo Freire está desenvolvendo o curso “Coordenadores Pedagógicos: Articuladores e Integradores de Saberes”, acontece mensalmente e nesta perspectiva os encontros tem como foco: discutir e refletir sobre o papel do Coordenador como articulador e integrador de saberes que favoreçam o bom desempenho das atividades pedagógicas e do trabalho coletivo, na construção do Projeto Político Pedagógico. Orientar, acompanhar e monitorar as relações de aprendizagem entre educando e educador são papéis fundamentais do Coordenador Pedagógico para que o currículo seja efetivado de forma interdisciplinar.
As reuniões técnicas pedagógicas também fazem parte da rotina dos Coordenadores Pedagógicos que tem como objetivo discutir, planejar e orientar o trabalho dos docentes na escola. Desse modo, as reuniões pedagógicas tornam-se um espaço privilegiado para essa reflexão e um ambiente propício para a discussão de questões relacionadas ao cotidiano escolar. Portanto, para que essas reuniões possam ser aproveitadas da melhor forma possível, alguns princípios, como o esclarecimento da importância dessas reuniões, a função do coordenador nesses espaços e a organização de uma rotina para esses encontros, precisam ser respeitados e discutidos na busca pela excelência da atuação dos coordenadores pedagógicos e, consequentemente, pela formação de professores reflexivos, responsáveis e epistemologicamente competentes.