Encontro de Planejamento com os Coordenadores Pedagógicos e Professores de Educação Infantil do Ano Letivo de 2019
Notícia publicada em 14 de março de 2019
Nos dias 7 e 8 de março reuniram-se os Coordenadores Pedagógicos, Coordenadores da Oficina Pedagógica e Professores de Educação Infantil com o propósito planejar atividades e discutirmos o Currículo em consonância com os campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular a BNCC.
O primeiro dia iniciou com o Secretário Wagner Antonio dos Santos deu abertura no encontro parabenizando todos os presentes. Em sua fala destacou que o ato de planejar no contexto educacional vai além do simples fato de se estabelecer metas e caminhos a seguir. Ele envolve também o conhecimento que temos acerca dos valores e concepções da educação atual. Para que o planejamento verdadeiramente esteja em conformidade com seu potencial, ao ser realizado devemos considerar todos os aspectos envolvidos e que perpassam pelo conhecimento sistematizado dos conhecimentos científicos.
Após a fala do Secretário a Supervisora Adriana discorreu o tema: Desvelando a BNCC em sua fala citou o Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tendo este como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Criando vínculos sociais e afetivos, desenvolvendo sua autoestima e ampliando vocabulário, trocando ideias de forma coerente aprendendo a ouvir e a falar quando lhe é solicitado; sendo também instigado a desenvolver sua curiosidade com atitude de explorar o ambiente que frequenta (nesse caso o ambiente escolar), além de desenvolver atitudes de conservação e transformação do meio ambiente. Na escola a criança não deve se sentir presa ou mesmo abandonada ela precisa ter momentos de convivência com outras crianças de idades diferentes interagindo em brincadeiras e também algumas atividades, em nenhum momento ela deve ser subestimada, mas apenas orientada a desenvolver suas habilidades e amparadas em suas necessidades. Dessa forma se nota a necessidade de um trabalho coerente com a idade de cada educando para que a criança tenha uma educação sólida e eficaz.
Visto que a escola tem papel fundamental na formação e no desenvolvimento humano e é o planejamento educacional que possibilita que a escola organize metodologicamente o conteúdo a ser desenvolvido pelos professores em sala de aula, baseando na necessidade dos alunos.
Destacou que a Base não é currículo. Currículo diz respeito à metodologia, estratégias e condições de ensino, elenca os conteúdos disciplinares a serem ensinados e traz os pressupostos de avaliação. Ou seja, cada instituição terá a liberdade de construir o seu currículo, utilizando as estratégias que julgam mais adequadas em seu projeto político pedagógico, desde que estejam sintonizados com a BNCC.
No segundo dia A Coordenadora de Musicalização Margarida de Freitas Silvae o Professor de Capoeira Juraci proporcionaram momentos de apreciação musical com ritmos e movimentos . Em seguida os professores foram organizados nas salas por Campos de Experiências seguindo as Etapas, juntamente com os Coordenadores Pedagógicos responsáveis por cada segmento para realizar atividades práticas de elaboração do currículo.