Devolutiva de trabalhos/estudos realizados

Notícia publicada em 5 de junho de 2018

Profissionais da Educação do Gabinete Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Capão Bonito-SP, participaram nos dias 04, 05 e 06/05/2018 do X Colóquio de Reflexão e Formação de Gestores Educação Infantil e Anos Iniciais

Os servidores públicos efetivos Prof. Eduardo Santos de França – Diretor da Divisão de Planejamento Escolar, Profª Adriana Nunes Vieira – Supervisora Municipal de Ensino, Profª Mariane Martins de Oliveira – Diretora da Divisão de Educação Infantil e Profª Edna Ferreira Rodrigues Dell’ Anhol – Supervisora Municipal de Ensino foram designados pelo Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo Sr. Marcelo Farto Varela para participarem do X Colóquio de Reflexão e Formação de Gestores Educação Infantil e Anos Iniciais e, portanto, nos dias 04, 05 e 06 de maio (sexta, sábado e domingo) juntamente com centenas de outros profissionais da educação de várias regiões do Brasil participaram  de conferências e grupos de estudos cuja temática foi “O papel do Gestor no processo formativo dos professores para a implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

No Colóquio ocorrido em Águas de Lindóia, ouvimos, discutimos e participamos de grupos para tratarmos das diversas temáticas apresentados em 7 (sete) palestras, descritas a seguir:

Sexta-feira – 04/05/2018 das 20h às 22 h:

“Gestores em Educação: os desafios da BNCC e a formação de professores”, com o palestrante Prof. Luís Carlos Menezes, pois a Profª Bernadete Gatti não pôde participar por questões pessoais.

Sábado – 05/05/2018 das 8h30 às 21h30:

“Liderança e trabalho em equipe: pressupostos fundamentais para a materialização da BNCC na escola”, com o palestrante Prof. Claudio Castro Sanches.

“Desafios na implementação da BNCC: a qualificação dos educadores como condição de sucesso da gestão das escolas”, com a palestrante Profª Adriana Cosme.

“A BNCC nas quatro etapas da Educação Básica: três desafios e um nó cego”, com o palestrante Prof. Luís Carlos Menezes.

“Trabalho em  grupo e partilha: Reflexão e construção coletiva referente aos desafios da Gestão para a implementação da BNCC”, com a palestrante Profª Emilia Cipriano.

Domingo – 06/05/2018 das 9h às 13h:

“Cultura digital e o contexto de intolerância: desafios da gestão na implementação da BNCC”, com o palestrante Prof. Ricardo Mariz.

“A importância de ressignificar os espaços formativos no contexto escolar e a BNCC”, com a palestrante Profª Emilia Cipriano.

Em tempo de implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular

No atual contexto histórico da educação brasileira é de responsabilidade dos gestores educacionais a implementação da Base Nacional Comum Curricular, homologada em dezembro de 2017.

É uma ação que necessita ser pensada como um processo formativo de discussão, reflexão, análise e compartilhamento com os educadores sobre as mudanças e os paradigmas que fundamenta a BNCC.

Em tempo de mudanças é importante estarmos com os nossos pares, tendo em vista que o diálogo fomenta o pensar, possibilita desconstruções e construções de conceitos, de crenças, de olhares, foco, forma, jeito de pensar, além de propor tomadas de decisões significativas sobre o currículo da escola em cada contexto específico.

Este é o convite: construirmos coletiva e cooperativamente um olhar sobre a BNCC de forma contextualizada e situada historicamente, considerando que, na experiência do outro, podemos avaliar a nossa, agregando valores e aprendizagens para o fazer coletivo e também para que estejamos inseridos, fazendo parte significativa do processo que se consolidará coerente e inovador.

Fonte: folder do convite para o X Colóquio. Parte do texto da Profª Emilia Cipriano e Claudio Castro Sanches

O que é a Base Nacional Comum (BNCC) ?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/, consulta realizada por Prof. Eduardo Santos de França em 12/05/2018, às 11h37min

Implementação da BNCC no Sistema Municipal de Educação de Capão Bonito

Como a Secretaria Municipal de Educação definirá, aqui no município de Capão Bonito, os trabalhos e o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos no Colóquio que tratou de assuntos pertinentes a implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular?

Em nível de Secretaria vamos iniciar os estudos com os gestores das escolas municipais com o intuito de materializar os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular.

O objetivo é de subsidiar os diretores para liderar o processo de implementação da BNCC em nível de escola, pois se trata de um documento obrigatório que irá fundamentar a construção dos currículos escolares. 

“O princípio da AÇÃO está sempre em nós”.

Aristóteles

 

861