1º Arraiá da educação integra alunos, professores e família

Evento foi realizado na praça Rui Barbosa e já na primeira edição entra para o calendário oficial de eventos da cidade

Notícia publicada em 30 de junho de 2017

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito realizou neste último sábado, dia 24, a 1ª edição do Arraiá da Educação, com apresentações típicas de festa junina entre as unidades escolares que integram o Sistema Municipal de Ensino. O evento serviu como atividade cultural e de integração entre alunos, professores e família e foi organizado pelo Centro Educacional, Cultural e Esportivo Paulo Freire na principal praça de Capão Bonito, a Rui Barbosa.

As apresentações começaram logo pela manhã com abertura especial dos alunos do Projeto Guri sob o comando do professor Fábio. Em seguida, os alunos da escola Balangá resgataram um dos mais tradicionais movimentos culturais da região, o Fandango de Tamanco.

Ainda no período matutino, houve apresentações das escolas Bem Me Quer, André Franco Montoro (Turvo dos Almeidas), Girassol, Jacyra Landim Stori, Anair Bestel, Recanto Maria Lyrio Tallarico e João Laurindo da Silva (Ana Benta), todas com interpretações musicais típicas à Festa de São João. Para encerrar a primeira etapa do Arraiá da Educação, os alunos da escola Oscar Kurtz Camargo trouxeram ao palco junino o show dos Bambolês ao som da música Anunciação de Alceu Valença.

Na plateia, os pais não conseguiram disfarçar a tietagem e com seus celulares em mãos, registravam cada movimento dos filhos durante as apresentações. “

A festa continuou no período da tarde com apresentação do Coral da Educação, o Educanto, sob a regência da professora de música Carina Scuoteguazza. Além disso, mais nove escolas se encarregaram de abrilhantar o evento e consolidá-lo, já na primeira edição, no calendário oficial de Capão Bonito.

A escola Ileny de Souza Galvão se encarregou de trazer uma peça artística especial com o jogral Bate Papo na Roça e a música A Tradição Junina de João Colares. Os alunos da Maria da Conceição Lucas Mieldazis apresentaram três peças: Tudo de Baião com flautas e ritmo corporal, a música Xote das Meninas e Baião. Já os 25 alunos da Jornalista José Carlos Tallarico vieram à festa para arrasar na dança Catira e na interpretação da tradicional música Asa Branca, consagrada por Luiz Gonzaga.

Na parte da Festa Junina da Educação, as escolas Samuel Messias de Freitas, Elias Jorge Daniel, Monsenhor Pedro José Vieira, Akiko Ikeka, Isolina Leonel Ferreira e Faustino Cesarino Barreto, se apresentaram, cada uma, com dança e música.

O público também teve a oportunidade de saborear comidas típicas de Festa Junina como o tradicional Bolinho de Frango, Lanche de Pernil e doces caseiros.