Centro Educacional mobiliza gestores da educação para debater Base Nacional Comum Curricular

Notícia publicada em 8 de março de 2018

O Centro Educacional Paulo Freire realizou nessa segunda-feira, 05 de março a reunião com os Diretores da Rede Municipal para orientá-los sobre o “Dia D” de debates sobre a Base Nacional Comum Curricular.

Aprovada e homologada no fim do ano passado, a Base Nacional Comum Curricular ainda gera dúvidas em milhões de professores e estudantes da educação infantil e fundamental. Por isso, o Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) promoveu nesta terça-feira (6) discussões pelo Brasil para explicar a estrutura e as competências da diretriz. A ação ficou marcada como o Dia D de Discussão da BNCC.

Representantes das secretarias estaduais e municipais de educação e de escolas, além de professores, participaram da mobilização nacional. As sugestões de atividades orientadas para a realização da mesma foram de: apresentações informativas, panfletos  e dinâmicas, visando o engajamento dos profissionais da educação no processo de concretização do currículo comum.

A Base Nacional Comum Curricular foi homologada em 20 de dezembro do ano passado. O documento, que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades considerados essenciais no processo de aprendizado dos estudantes brasileiros ao longo da educação básica, servirá como referência para a elaboração dos currículos  da rede municipal das escolas de educação infantil e ensino fundamental.