Prefeitura contrata assistentes para dar início ao Programa Mais Alfabetização

Objetivo do projeto é fortalecer as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental

Notícia publicada em 20 de abril de 2018

A Prefeitura Municipal de Capão Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contratou assistentes que irão auxiliar os professores no processo de alfabetização de estudantes dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental da rede municipal, a partir da próxima segunda-feira, dia 23. A contratação foi realizada por meio do Programa Mais Alfabetização, um projeto instituído pelo Ministério da Educação (MEC) e aderido pelo município neste ano.

Na manhã desta sexta-feira, dia 20, ocorreu, na Secretaria Municipal de Educação, a escolha das turmas que o assistente de alfabetização irá atuar, e à tarde deu-se início ao curso de formação para os profissionais, com os coordenadores Silvia Cristiane dos Santos Moreto e Roberto Gabai. “Os assistentes foram selecionados por meio de processo seletivo simplificado. A seleção se deu por três etapas, sendo a primeira uma análise de currículo comprovado, a segunda uma prova de conhecimentos básicos na área de alfabetização e por último as entrevistas. Após todos os processos, o desenvolvimento do Programa será acompanhado e monitorado pelo Centro Educacional Paulo Freire”, explicaram.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o Programa tem como objetivo fortalecer e apoiar técnica, pedagógico e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

“O assistente deve auxiliar o trabalho do professor alfabetizador, conforme seu planejamento, para fins de aquisição de competências de leitura, escrita e matemática por parte dos estudantes. Os profissionais contam, ainda, com avaliações diagnósticas e formativas, disponibilizadas no sistema de monitoramento, a serem aplicadas aos estudantes em períodos específicos, com o objetivo de monitorar o desenvolvimento da aprendizagem nos primeiros anos no ensino fundamental. Já o apoio financeiro às escolas se dá por meio da cobertura de despesas de custeio via Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)”, afirmou o secretário municipal de Educação Marcelo Varela.

O prefeito Marco Citadini acompanhou os primeiros trabalhos do Programa em Capão Bonito e afirmou que essa é uma maneira de fortalecer ainda mais a Educação no município. “Capão Bonito já tem uma Educação de qualidade e com esse projeto tenho certeza de que os alunos vão estar ainda mais capacitados para o futuro. Parabenizo toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, e em especial à equipe do Centro Educacional Paulo Freire pela dedicação no projeto”, concluiu.