Escolas Sumie Baldissera e Oscar Kurtz Camargo definem Grêmios Estudantis

Criação de grêmios amplia a participação de estudantes na construção de escolas democráticas, além de incentivar o protagonismo juvenil

Notícia publicada em 29 de maio de 2019

DEMOCRACIA NAS ESCOLAS – Duas importantes escolas municipais de Capão Bonito – Profª. Sumi Tereza Matsuura Baldissera e Oscar Kurtz Camargo definiram neste mês a composição de seus grêmios estudantis.

A escola Sumi Baldissera, localizada na Vila Nova Capão Bonito, foi pioneira

no Sistema Eletrônico de Votação. Foram 366 votos do 4° ao 9° ano e apenas

5 votos nulos e 2 votos em branco.

“Realmente foi uma aula prática de democracia com os alunos podendo expor aos colegas seus planos e projetos para a escola”, destacaram a diretora Eva Silvana Domingues,  a vice diretora Silvana D. da Costa Santos e o coordenador Varani Baltazar.

Na Oscar Kurtz o processo de eleição do grêmio também seguiu todos os protocolos e foi bem positivo.

A cerimônia de posse realizada na noite do dia 23/05 contou com a presença do secretário de Educação – Wagner Santos e do vereador Marcio Souto de Proença e de pais dos alunos.

O cerimonial de posse foi conduzida pelo prof. Daercio Simonetti e pela vice diretora Helen que representou a diretora Isabel Cristina Miranda Silva.

“Parabéns as equipes pedagógicas e colaboradores das escolas pela impecável organização e por fazer dessa primeira eleição um sucesso”, destacou o secretário Wagner Santos.

A criação dos grêmios cumpre a Lei Municipal de autoria do vereador Alan Galvão já aprovada no Legislativo sobre a implantação e fortalecimento dos Grêmios Estudantis nas escolas municipais, bem como a organização do Projeto Vereador Mirim como desdobramento

O objetivo da lei municipal é ampliar a participação do estudante na construção de uma escola democrática, além de incentivar o protagonismo juvenil na formação de cidadãos livres e conscientes de que podem fazer a diferença nos lugares onde estão inseridos.

“É um projeto voltado a conscientização política para informar e formar cidadãos que entendam de fato o seu papel na sociedade”, destaca o vereador Alan Galvão.

62