Escola Municipal Monsenhor Pedro José Vieira

Bairro: Vila São José
E-mail: monsenhorcb@gmail.com
HISTÓRICO

A EM MONSENHOR PEDRO JOSÉ VIEIRA , antes  EEPG (A) foi criada pelo decreto nº 24.537 DOE 26/12/1985, começou a funcionar em fevereiro de 1986 com 4 classes : 2 de ciclo básico 1 de  3ª série e a outra de 4ª série, neste local em prédio cedido pela Igreja. Teve como primeira Diretora Maria Josefina de Jesus.

Com muita luta e reivindicação da comunidade, pais, professores e alunos,  o Prefeito Dr. Hélio de Souza em Junho de 1986, construiu, 02 salas e 02 banheiros e uma cozinha para atendimento imediato dos alunos.

A inauguração deu-se em 07/06/1986, com a presença do Prefeito (Dr. Hélio de Souza), autoridades da Educação Profº Geraldo, Diretor Regional de Sorocaba, Delegado de ensino de Itapetininga, Profº Sérgio da Motta, supervisores de ensino, diretores e professores, pais e a comunidade local, receberam a Escola esperada.

Em 22 de Dezembro de 2003, ocorreu através do Decreto 97, a municipalização desta Unidade Escolar, passando a se chamar EM Monsenhor Pedro José Vieira, homenagem pároco e Prefeito de nosso município. Justa homenagem ao homem que dedicou 32 anos de sua vida a nossa cidade, onde foi Diretor do colégio comercial, um dos fundadores da Entidade Legionários na Defesa do Menor e Prefeito de nosso município de 1973 a 1977. Faleceu em 24 de Junho de 1989.

Hoje a escola municipal Monsenhor Pedro José Vieira, sob a Direção da Profª Ana Luiza Marques Souto de Oliveira, conta ainda com as vinculadas EM Cacilda dos Santos Queiroz (EM Taquaral) e a creche localizada na Nova Capão Bonito, EM Yolanda Machetti Balsevicius, totalizando as 03 unidades escolares 422 alunos, com atendimento de 0 a 10 anos, visando a qualidade do ensino e o pleno desenvolvimento de nossas crianças para conviver bem em sociedade exercendo seu pleno exercício de cidadania.