Escola Municipal Maria da Conceição Lucas Mieldazis

Bairro: Bela Vista
E-mail: escolamieldazis@hotmail.com
HISTÓRICO

A Escola “Profª Maria da Conceição Lucas Mieldazis” de Capão Bonito, foi criada como E. E. P. G. da vila Bela Vista, pelo decreto de n° 9.941 de 11de fevereiro de 1997 e instalada pela resolução nº108/77 de 20 de julho de 1997, publicada a 21 de julho de 1997 e a partir de 11 de novembro de 1977 pelo decreto nº 1440  passou a ser denominada E. E.P. G.”Profª Maria da Conceição Lucas Mieldazis” em homenagem a ilustre mestra Capão Bonitense, acometida de síncope cardíaco em plena sala de aula e que veio a falecer em 25 de abril de 1972.

Esta escola foi construída num padrão pedagógico para atender trezentos e sessenta alunos por período,em doze salas de aula,mas com o decorrer dos anos o bairro  foi crescendo e a demanda escolar exigiu a realização de várias adaptações e também a instalação de curso no vespertino e noturno.

Em 1986 passou a ser denominada Escola de 1º e 2º grau, reivindicação do próprio bairro inicialmente com a instalação do inciso III pela resolução S/E 173/86 de 9/08/86.EM 1987, baseando-se em pesquisas nas escolas do município foi instalado o curso  de habilitação profissional em mecânica,em regime de complementaridade com a E.E. P.G. “Darcy Vieira”de Itapetininga, pelo despacho da CEI. Proc.nº307/87 Dreso publicado DOE de 13 de março de 1987,página 18.

Em 1988 com a instalação da jornada única pela RES-SE nº17 de 28de janeiro de 1988, ocorreram grandes transformações no estabelecimento no que se refere ao nº de professores, nº de classes e a demanda de alunos, principalmente após o inciso do ano letivo, o que  a necessidade de alterações no quadro da escola.

A criação da jornada única provocou o congestionamento em determinadas horas e a falta de salas de aulas, sendo necessário o empréstimo de salas da Paróquia São Paulo Apóstolo.

No início dos anos 2000, antes do surgimento das escolas EM Oscar Kurtz de Camargo e da EM Jornalista José Carlos Tallarico, a escola chegou a ficar superlotada com um total de discentes que superava 1.100 alunos em dois períodos, ocupando 19 salas de aulas.

Autorizado pelo decreto nº 97 de 22/12/2003 a escola foi municipalizada passando a ser administrada pelo sistema Municipal de Ensino de Capão Bonito, denominada ”E.M.  Profª. Maria da Conceição Lucas Mieldazis”,com ensino de 1ª a 8ª série, sendo que no ano de 2006 iniciou-se  o ensino de nove anos com  três salas de  25 alunos com 06 anos.

Atualmente, já com uma demanda dividida com as novas escolas, a EM Profª. Maria da Conceição Lucas Mieldazis, atende em dois períodos, matutino, de 7º a 9º ano e vespertino, do 1º ao 6º ano, totalizando 590 alunos.

Sua infra-estrutura, conta com uma quadra coberta, pátio coberto, amplo refeitório, salas de aula e de reforço, Laboratório de Informática, Sala de Vídeo, Sala de Leitura e Sala Ambiente de Leitura, Laboratório de Ciências, Sala de Esportes, tem atualmente 49 funcionários, desde Equipe Gestora, professores, serventes, merendeiras e AANEE, que procuram oferecer à comunidade discente um Ensino Aprendizagem de qualidade.

Equipe Gestora

Tânia Maria Müller Cacciacarro  –   Diretora de Escola