Escola Municipal Balangá

INFORMAÇÕES

Diretor: Ana Paula Ferraz
Endereço: Rua Paulo M. de Carvalho, 37
Bairro: Vila Aparecida
CEP: 18303-090
Telefone: (15) 3542-2226
E-mail: embalanga@hotmail.com
DESTAQUES

Sem notícias no momento

HISTÓRICO

De acordo com a publicação “Boletim de Notícias” nº 03, do Órgão Informativo da Equipe Hélio de Souza, da Prefeitura Municipal de Capão Bonito, de janeiro de 1.984, ‘Balangá é uma expressão muito usada na Região Nordeste, Bahia e norte de Minas Gerais, e significa balançar. Este é o nome da primeira Pré-Escola Municipal que foi inaugurada no dia 19 de dezembro na Vila Aparecida, se propondo a trabalhar com 200 crianças na faixa de três a seis anos. De todos os nomes é o mais sugestivo, pois a atração mais comum de um parque infantil é o balanço’.

Segundo a publicação, ‘os móveis simples e brinquedos de madeira, foram feitos por “Piraju”, um artista da terra, que prima pela beleza de seu trabalho. Os balaios de taquara próprio para guardar miudezas, sementes, bonecas, foram trabalhados pelo Sr. João Paulo da silva, morador da Vila Aparecida, e Sr. Velico, do Ribeirão Grande. As panelinhas, xícaras, bules e potes de barro nasceram das mãos maravilhosas da Dona Maria, também de Ribeirão Grande. As bonecas de lã de carneiro, vestidas com crochê e tricô, as colchas e tapetes, foram feitas por Dona Maria, com muita “paciência, amor e carinho”. Assim, é o Balangá, tudo natural, fruto da terra. Para completar, jardins com seus balangás, o túnel, a escada de madeira, o espelho d’ água, os tanques de areia, os morros, as flores, e o verde da grama. Tudo isso é o que as crianças da Vila Aparecida tiveram na sua “Balangá”. Uma escola onde se aprende a ser gente grande.

É importante destacar que desde a sua inauguração, a Escola “Balangá” atende a crianças de Pré-Escola. Entretanto, em razão de mudanças na legislação educacional, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Ensino Fundamental passou a ser de nove anos, e, com isso, a Escola “Balangá” atendeu a alunos do 1º Ano desta última modalidade nos anos 2005 (41 alunos), 2006 (75 alunos), 2007 (57 alunos) e 2009 (123 alunos).

Desde o ano de 2010, a Escola Municipal “Balangá” não oferece o Ensino Fundamental de 9 Anos, garantindo apenas a oferta da modalidade de Educação Infantil, em período parcial.