Educação cria sistema de avaliação de ensino e aprendizagem nas escolas municipais

Os objetivos são de analisar o desempenho do ensino e dos alunos e preparar ações para os próximos anos

Notícia publicada em 23 de novembro de 2018

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Oficina Pedagógica do Centro “Paulo Freire”, criou mais uma ação importante para fortalecer ainda mais o processo de ensino e aprendizagem nas escolas, que é o Sistema de Avaliação Municipal (SAM).

O SAM é uma prova aplicada em todas as unidades escolares municipais com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade local, visando orientar os gestores de Ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.

De acordo com a Oficina Pedagógica, o conteúdo do SAM foi elaborado a partir das diretrizes de Ensino do município e com recursos didáticos, como as apostilas dos programas “Ler e Escrever” e “EMAI” para o Ciclo I e do programa “São Paulo Faz Escola” para o Ciclo II.

“Para o Ciclo I as provas contam com questões de leitura, escrita e matemática, já para o Ciclo II as questões são mais diversificadas, contanto também com questões de inglês, artes, ciências, educação física, história, geografia, além da redação”, explicou a diretora do Centro “Paulo Freire”, Ana Lolico.

Ainda segundo a Oficina Pedagógica, após a finalização das avaliações será realizada uma tabulação em que serão analisados os resultados para planejar as ações para os próximos anos nas escolas municipais.