Criação de grêmios estudantis fomentará protagonismo juvenil em Capão Bonito

Objetivo de lei municipal é ampliar a participação do estudante na construção de uma escola democrática, além de incentivar o protagonismo juvenil

Notícia publicada em 3 de maio de 2019

PROGRAMA MAIS GRÊMIOS – Cumprindo a Lei Municipal de autoria do vereador Alan Galvão já aprovada no Legislativo sobre a implantação e fortalecimento dos Grêmios Estudantis nas escolas municipais, bem como a organização do Projeto Vereador Mirim como desdobramento, uma reunião foi realizada na manhã de quinta-feira, 02/05, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A principal pauta do encontro foi a discussão e sugestões para a minuta do Estatuto de criação dos grêmios. Ficou definido também que a implantação ocorrerá no Ciclo II das escolas.

Participaram da reunião diretoras de escolas municipais, as supervisoras Alexandrina Citadini, Elaine Cristina Oikawa Carvalho e Adriana Vieira, o diretor de Divisão de Ensino Fundamental – prof. Santino Oliveira e o secretário de Educação – Wagner Santos.

O objetivo da lei municipal é ampliar a participação do estudante na construção de uma escola democrática, além de incentivar o protagonismo juvenil na formação de cidadãos livres e conscientes de que podem fazer a diferença nos lugares onde estão inseridos.

“É um projeto voltado a conscientização política para informar e formar cidadãos que entendam de fato o seu papel na sociedade”, destaca o vereador Alan Galvão.

O secretário Wagner Santos afirmou que o grêmio estudantil tem embasamento legal e deve ser fortalecido visando à formação cidadã dos estudantes.

“Vamos acelerar a implantação ouvindo as nossas diretoras na elaboração dos Estatutos. A lei elaborada pelo vereador Alan Galvão quer que a escola seja um espaço de cidadania, estimulando a criatividade e criticidade dos estudantes, para que possamos juntos [governo e estudantes] construir uma escola de qualidade”, frisou o secretário que agradeceu o empenho das supervisoras Elaine Oikawa, Alexandrina Citadini e Adriana Vieira na implantação do Programa Mais Grêmios em Capão Bonito.

De acordo com a supervisora Elaine Oikawa, nos próximos dias após a formatação dos estatutos conforme a realidade de cada escola será definido o cronograma de assembleias e eleições.

Na rede municipal, a escola Faustino Cesarino Barreto já se antecipou e definiu a composição do seu Grêmio Estudantil.