Centro Educacional Paulo Freire realiza Simulado Prova Brasil com alunos de 5º e 9º Anos

Notícia publicada em 27 de outubro de 2017

Todos os alunos do 5º e 9º anos da Rede Municipal participaram nos meses de setembro e início de outubro do Simulado Prova Brasil, elaborado  pelo Centro Educacional Paulo Freire, mediante um cronograma organizado com as datas, horários e aplicadores.

O simulado teve como objetivo  verificar o  conhecimento dos alunos nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa; oferecer às escolas da Rede Municipal  mais um suporte na preparação do aluno para a Prova Brasil, visando à melhoria do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em nosso município.

Participaram do Simulado Prova Brasil as 16 escolas , sendo: 12 escolas de Ensino Fundamental I e 05 escolas de Ensino Fundamental II , contando com 853 alunos do  5º Ano e 339 alunos do 9º Ano, contemplando alunos da zona rural e urbana.

As correções dos gabaritos, tabulações e devolutivas foram acontecendo concomitantes às aplicações dos simulados nas escolas.

O Centro Educacional contou com o auxílio das supervisoras de ensino para realização da aplicação e da correção.

A avaliação tem por base acolher uma situação, para, então (e só então), ajuizar a sua qualidade, tendo em vista dar-lhe suporte de mudança, se necessário. A avaliação, como ato diagnóstico, tem por objetivo a inclusão e não a exclusão; a inclusão e não a seleção (que obrigatoriamente conduz à exclusão. O diagnóstico tem por objetivo aquitalar coisas, atos, situações, pessoas, tendo em vista tomar decisões no sentido de criar condições para a obtenção de uma maior satisfatoriedade daquilo que se esteja buscando ou construindo).”