Alunos da rede municipal são destaques no vestibular da Etec

Das 80 vagas disponíveis no Ensino Médio da Etec, 27 foram preenchidas por alunos da escola Oscar Kurtz, 17 da Faustino Cesarino Barreto e 7 da escola Mieldazis

Notícia publicada em 30 de junho de 2017

Reconhecida pelos avanços na qualidade de ensino em toda a região do Sudoeste Paulista e apontada pela Organização das Nações Unidas, através do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), como uma das melhores redes educacionais do Estado de São Paulo, a Educação Municipal de Capão Bonito apresentou mais uma conquista importante neste início de ano letivo.

Além dos avanços que a Educação Municipal obteve na última avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2015, conquistando pontuações acima da meta impostos pelo Ministério da Educação, a comprovação do ensino de qualidade veio com os alunos das escolas Oscar Kurtz Camargo e Faustino Cesarino Barreto, que foram destaques no concorrido vestibular para o ingresso no Ensino Médio oferecido pela Etec Dr. Celso Charuri, que neste último ano de 2016, conseguiu aprovar alunos nas principais Faculdades e Universidades públicas e privadas do país.

Ao todo, a Etec conseguiu ingressar 38 alunos nas mais conceituadas instituições de Ensino Superior, incluindo o aluno Fábio Yuki Sukessada, aprovado em Medicina na Unicamp, e a aluna Carla Cristina da Silva Almeida, aprovada para cursar Direito nas Arcadas do Largo do São Francisco, USP.

De acordo com a Etec, neste ano participaram da prova 343 estudantes para o preenchimento de apenas 80 vagas, uma média de quase cinco candidatos por vaga. Deste total de vagas disponíveis, 27 foram preenchidas pelos alunos que cursaram o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Oscar Kurtz Camargo, atualmente dirigida pela educadora Cristina Miranda.

Além disso, entre os 10 primeiros colocados na classificação geral, três também são dissidentes da Oscar Kurtz. São eles: Igor Augusto, que foi o vice-campeão na classificação geral, e mais os alunos João Victor Araújo Lima e Larissa Gabrielle da Silva.

Para a diretora da escola, o sucesso no vestibular se deve a integração do aprendizado através da união entre escola e pais. “O sucesso dos alunos se deve ao comprometimento de todos os pais, professores, equipe gestora, funcionários e comunidade no geral, principalmente aos alunos que se dedicaram plenamente para alcançar esse objetivo e onde terão a garantia de uma Educação de Excelência”, explicou.

A escola municipal Faustino Cesarino Barreto, localizada no bairro Jardim Europa, também conseguiu aprovar 17 alunos no vestibular da Etec, incluindo o primeiro lugar do ranking geral com o aluno Bryan Figueira Rodrigues, o 3º colocado, Natan Vicozi Batista da Silveira, o 4º lugar com a estudante Elaine Fernando M. Gomes e o 7º lugar com Marielle Sthephani Mendes.

A escola Maria da Conceição Lucas Mieldazis também teve sete alunos aprovados na Etec, sendo 6 para a Etec Dr Celso Charuri de Capão Bonito, e um para a Etec de Taquarivaí.

Revelando talentos

Os novos talentos revelados pela escola municipal Oscar Kurtz Camargo não se limitam ao vestibular da Etec. No programa Futuro Cientista, que tem como objetivo encontrar potenciais cientistas entre estudantes da rede pública, implantado no município em parceria com a Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), a escola foi destaque ao conquistar o 1º lugar na Maratona do Conhecimento entre todas as participantes.

O aluno Igor Augusto, além de levar o título de vice-campeão no ranking do vestibular da Etec, também conquistou o 1º lugar na própria Maratona do Conhecimento. O mesmo resultado foi obtido pela estudante Maria Fernanda.

A escola ainda formou um grupo vencedor de quatro alunos, Camila Sasaoka, Diego Marcio, Lucas Gabriel e Gustavo Alcântara, denominado Quarteto Fantástico, responsável pelo prêmio de 1º lugar na classificação geral ao produzirem um curta metragem.