Alunos da Escola Samuel Messias de Freitas visitam o Rio das Almas

Atividade foi realizada no Dia Municipal do Rio das Almas com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância do rio para a região

Notícia publicada em 30 de novembro de 2017

Os alunos da Escola Municipal Samuel Messias de Freitas realizaram uma atividade ambiental na última quarta-feira, dia 29, em que foi comemorado o Dia Municipal do Rio das Almas.

Por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Secretaria Municipal de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente, Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) e Sabesp, os estudantes visitaram o Rio das Almas, fazendo observações no leito do rio e seus arredores.

Durante a visita, a engenheira agrônoma da Divisão de Meio Ambiente, Aline Erika Hori, fez uma breve explicação sobre a importância histórica e econômica do rio e também foram realizadas algumas atividades relacionadas a idade do rio, medição da largura e importância da mata ciliar.

Além disso, os alunos foram até a Estação de Captação de Água da Sabesp, onde a técnica Ana Claudia Santos Rosa fez a explicação de todo o processo de captação a partir do Rio das Almas e bombeamento da água para o município de Capão Bonito e parte da cidade de Ribeirão Grande.

Segundo a Secretaria Municipal de Agropecuária, Obras e Meio Ambiente, as atividades tiveram como objetivo conscientizar os alunos de que desde os tempos antigos o Rio das Almas faz parte da vida da população que viveu em seus arredores, e de que o rio é um patrimônio natural de valor inestimável para o município.

Ainda de acordo com a Secretaria, as atividades atendem às diretivas do Programa Município Verde Azul em relação à educação ambiental e gestão das águas. “Para o ano de 2018, o Programa de Educação Ambiental está sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação, Diretoria de Meio Ambiente e ONG IDEAS e a expectativa é a realização de várias ações em conjunto relacionadas ao Meio Ambiente na educação formal e informal”, falou o secretário Reinaldo Daniel Júnior.

Representando a Secretaria Municipal de Educação, participaram das atividades no Rio das Almas a coordenadora pedagógica Elizangela Aparecida Ferreira Lopes, a coordenadora da Escola Samuel Messias de Freitas, Sandra Aparecida Nascimento Camargo e a professora da escola Priscila Oliveira. “Foi uma ação importante para destacar sobre a conscientização e preservação do rio. A visita ao local transforma o aprendizado em sala de aula em algo concreto. Foi uma atividade excelente para os alunos”, destacaram.